A Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação de Prefeituras além de essencial
é obrigatória de acordo com os
Tribunais de Contas dos Estados brasileiros.

Índice IEG-M
ui-element-3
NOSSOS RESULTADOS EM 2021

Com a popularização das capacitações online, realizamos treinamentos para todo o Brasil

Atuamos desde 2013 com consultorias no local e online, em diversas frentes em Prefeituras que precisam iniciar ou melhorar seus índices dentro do eixo i-Gov.

Nos municípios que ajudamos todo o trabalho refletiu em excelentes resultados, aumentando a faixa de classificação (nota do município).

0

servidores públicos atendidos

0

cidades atendidas em todo o Brasil​

Sua prefeitura precisa melhorar os Índices de Efetividade da Gestão Municipal?

É necessário saber todos os itens do eixo i-Gov para iniciar ou melhorar a Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação da sua prefeitura.

Os Tribunais de Contas dos Estados aplicam através do IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal) boas práticas de Governança em Tecnologia da Informação através do eixo i-Gov.

O IEG-M possui cinco faixas de resultados, definidas a partir das notas obtidas nos sete índices setoriais

NOTA A • IEG-M com pelo menos 90% da nota máxima e, no mínimo, 5 índices com nota A
Altamente efetiva 90%
NOTA B+ • IEG-M entre 75,0% e 89,9% da nota máxima
Muito efetiva 89.9%
NOTA B • IEG-M entre 60,0% e 74,9% da nota máxima
Efetiva 74.9%
NOTA C+ • IEG-M entre 50,0% e 59,9% da nota máxima
Em fase de adequação 59.9%
NOTA C • IEG-M menor ou igual a 49,9%
Baixo nível de adequação 49.9%

O que você vai aprender

Conheça os quesitos do TCE que compõem os 10 módulos que são abordados na capacitação

Governança na prática

3 horas de conteúdo — Apresentação da metodologia exclusiva da capacitação e demonstração do Framework de Governança Corporativa e Adaptações para a Governança Pública Municipal.

Módulo 2

Gestão de Recursos Humanos

3 horas de conteúdo — Neste módulo são apresentados todos os quesitos solicitados pelo IEG-M do TCE e ações práticas para a análise, desenvolvimento, execução e acompanhamento das boas práticas recomendadas em relação aos recursos humanos da área de tecnologia da informação e comunicação da Prefeitura.

IEG-M . Quesito 1 . 10 itens
Módulo 3

Planejamento da Tic (Tecnologia da Informação e Comunicação)

6 horas de conteúdo — Este módulo permitirá ao gestor realizar análise, desenvolver e projetar todo o trabalho da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) no Paço Municipal e todas as secretarias pelos próximos 4 anos.

IEG-M . Quesito 2 . 7 itens
Módulo 4

Política da Segurança da Informação

3 horas de conteúdo — A segurança da informação se transformou em uma grande necessidade em todas as empresas, incluindo as públicas, neste módulo o gestor irá identificar as necessidades do seu cenário e desenvolver processos e procedimentos adequados à toda prefeitura.

IEG-M . Quesito 3 . 10 itens
Módulo 5

Gestão do Portal da Transparência

3 horas de conteúdo — Além de ser obrigatório, o portal da transparência deve prever as implementações consideradas primordiais pelo TCE (Tribunal de Contas do estado) permitindo ao cidadão realizar pesquisas, efetuar downloads de dados, dentre outras.

IEG-M . Quesitos 4 e 5 . 9 itens
Módulo 6

Gestão dos Serviços de Informação ao Cidadão

3 horas de conteúdo — Neste módulo é apresentado as exigências que todas as Prefeituras precisam disponibilizar ao cidadão através do site oficial do município, permitindo que o cidadão solicite serviços, encaminhe documentos e acompanhe as suas solicitações.

IEG-M . Quesito 6 . 3 itens
Módulo 7

Gestão de Softwares/Programas

3 horas de conteúdo — A gestão de softwares/programas refere-se a todos sistemas, programas de computador, aplicativos e plataformas públicas e suas devidas integrações, funcionalidades, implantações, gestão e manutenção além das tratativas com as empresas prestadoras de serviços terceirizados e equipe de desenvolvimento próprio.

IEG-M . Quesito 7 . 6 itens
Módulo 8

Serviços Digitais

3 horas de conteúdo — Os serviços digitais são todos os serviços que sua Prefeitura presta ao cidadão de forma presencial levado para a Internet. O TCE prioriza alguns dos serviços, na verdade quase todos, e identifica se a gestão municipal oferece facilidades ao cidadão. Neste módulo apresentaremos os serviços e como é possível iniciar a resolução deste quesito.

IEG-M . Quesito 8 . 3 itens
Módulo 9

Regulamentação do Tratamento de Dados

3 horas de conteúdo — Neste módulo trataremos da importância do desenvolvimento de um projeto para a implementação das boas práticas da Lei Geral de Proteção de Dados, além dos passos iniciais para a contratação de empresa responsável pela implementação dos processos.

IEG-M . Quesitos 9 e 10 . 6 itens
Módulo 10

Desenvolvimento de Projetos

6 horas de conteúdo — Não basta saber tudo o que precisa ser feito, é necessário a elaboração de um projeto capaz de identificar as necessidades, demonstrar aos envolvidos as suas participações além de executar, acompanhar e medir cada passo realizado. Se você sabe ou não fazer projetos, iremos demonstrar neste módulo como fazer um projeto executável de acordo com o cenário de gestão pública municipal.

Sua prefeitura precisa melhorar os Índices de Efetividade da Gestão Municipal?

Cadastra-se, assista a apresentação completa do Mapa Mental e receba a análise gratuita da maturidade da sua Governança de TI, perante ao IEG-M do Tribunal de Contas do Estado

Nesta capacitação você terá o conhecimento necessário para satisfazer todos os quesitos do eixo i-Gov demonstrando que sua Prefeitura possui o mínimo necessário de Governança de Tecnologia da Informação.

Preencha seus dados que vamos te enviar
um e-mail com mais informações
Framework Consultoria e Projetos

© 2019 – 2021 Framework — Consultoria e Projetos de Inovação. Todos os direitos reservados.